5 formas de viajar sem pagar pelo alojamento
Acredito que tudo na vida é uma questão de criatividade e de ter acesso à informação certa, mas principalmente ter a vontade de fazer alguma coisa acontecer.
Uma vez, enquanto vivia na Austrália, estava a tentar ter uma vaga num hostel que se chama Arts Factory, para mim viver ali iria mudar toda a experiência que poderia ter naquela pequena cidade à beira mar chamada Byron Bay.
Numa conversa com uma menina da Argentina que trabalhava lá, ela disse-me:
Se queres mesmo viver aqui vais arranjar uma maneira, quando queremos muito uma coisa sempre arranjamos uma forma de a tornar possível.
Essa frase ficou-me marcada, porque tem muito de verdade nela. No final, consegui a minha vaga na jungle e fiquei com uma lição para a vida.
Agora, sempre que quero muito uma coisa, nunca penso se irá ser possível, mas pergunto-me o que posso fazer para o tornar real. Porque, se realmente queremos algo, arranjaremos uma maneira de o fazer.
No entanto, nada melhor do que termos acesso à informação que nos torna esse percurso mais fácil. Hoje, venho partilhar com vocês cinco formas de viajar sem pagar pelo alojamento e que ainda vos permite ter uma experiência incrível!
Vamos lá?
1 | COUCHSURFING
É uma plataforma digital que cria a ponte entre viajantes que procuram alojamento em casa de pessoas locais durante a sua viagem e de pessoas que querem receber viajantes em suas casas.
No início das minhas viagens esta foi a minha plataforma de eleição. Fiz um mochilão de 40 dias pela América do Sul e fiquei sempre em casa de locais, acabando por ter experiências incríveis. Voltei a repetir na Indonésia, em Singapura e no Japão.
Pode parecer estranho como alguém abre a porta da sua casa sem te conhecer e te acolhe por uns dias, ou em como tu vais ficar em casa de alguém que nunca viste na vida, mas rapidamente percebes que existe uma troca e confiança mútuas.
Quem te acolhe viaja através de ti e tu tens a possibilidade de entrar mais a fundo na cultura local e viver experiências que não terias se ficasses num hostel.
Podes cadastra-te no site Couchsurfing de forma gratuita, preencher o teu perfil e começar a entrar em contacto com as pessoas.
FICA A DICA – Na hora de escolher o meu host sempre tenho muita atenção às reviews que os outros viajantes escreveram, principalmente de mulheres que viajam sozinhas, para não ter nenhuma surpresa desagradável. E de facto, nunca tive um único problema e sempre fui incrivelmente bem recebida! Ainda hoje tenho amigos que fiz durante as minhas experiências de Couchsurfing.
2 | WORKAWAY
Workaway tem sido, neste últimos tempos, a minha plataforma preferida para viajar sem pagar pelo alojamento e a sua proposta é conectar anfitriões com voluntários.
É perfeita se queres viajar por um período mais largo de tempo e ter a experiência de criar uma rotina e ficar por mais tempo em um lugar.
Basicamente trabalhas cerca de 20 horas por semana em troca de alojamento e normalmente refeições também. Na plataforma vais encontrar vários tipos de voluntariados diferentes, que podem ir desde ensinar inglês em pequenos vilarejos, trabalhar em fazendas, ajudar artistas, voluntariar em hostels e muitas outras opções.
Podes cadastrar-te no site oficial Workaway, o registo é em torno de 50$ por ano e tens acesso a voluntariados no mundo inteiro!
Porém, se tiveres curiosidade, podes aceder ao site de forma gratuita e ter acesso ao perfil de todos os anfitriões e ver as possibilidades que existem, no entanto, para entrar em contacto com eles necessitas fazer o teu cadastro.
Nesta mesma linha também tens a opção da plataforma HelpX funcionando de forma muito similar ao Workaway.
*No meu Instagram tenho um destaque dedicado ao WorkAway. Se tiveres mais curiosidade sobre o assunto passa lá.
3 | WORLPACKERS
A Worlpackers foi criada por brasileiros e é uma plataforma colaborativa que te conecta com anfitriões do mundo inteiro. Portanto, a sua proposta é muito semelhante à mencionada acima, Workaway.
Pessoalmente, nunca viajei a fazer voluntariado com a Worlpackers mas conheci vários amigos viajantes que o fizeram e super recomendam.
Existem diferentes planos para te tornares membro, sendo que o mais barato é o Plano Trip Solo por 49$ com validade de um ano, existindo a possibilidade de fazeres um Plano de Casal ou em dupla com um amigo por 59$, no entanto, este último não te permite viajar sozinho.
No site Worldpackers facilmente encontras tudo o que precisas saber sobre a plataforma, e outra vantagem (caso não fales inglês) é que eles disponibilizam toda a informação em português.
O que achei interessante nesta ferramenta é que se fores membro podes contribuir para a comunidade e receber dinheiro com os WP Programs. Ou seja, a partir do momento que possuis avaliações positivas podes candidatar-te ao programa e gerir conteúdo, como escrever artigos, produzir e editar vídeos, entre outras coisas e eles pagam-te uma comissão por isso. Achei genial 😃
4 | HOME EXCHANGE
Como o próprio nome indica “Troca de casa”, é exatamente a proposta desta ferramenta.
Sabem aquele filme com a Cameron Diaz e a Kate Winslet “The Holiday“?
Elas, sem se conhecerem, trocam de casa durante as férias de natal, cada uma vai para o país da outra e daí vira um filme romântico haha
Então, basicamente, a plataforma Homeexchange.com possibilita-te teres a experiência da Cameron Diaz nesse filme 😂
Como eu não tenho casa própria nunca tive a oportunidade de experimentar esta forma de viajar, no entanto, se um dia resolver fixar raízes em algum lugar, com certeza vou viver esta experiência!
A plataforma disponibiliza mais de 400.000 casas em 187 países e funciona como uma ferramenta que te permite entrar em contacto com outros membros com total segurança. O custo anual para te tornares um membro é de 150$ e permite-te fazer ilimitadas trocas de casa durante esse período.
5 | PET SITTING
Esta é especialmente para quem adora animais!
A plataforma TrustedHousesitters funciona como ponto de conexão entre pessoas que vão viajar e precisam de alguém que tome conta dos seus animais de estimação, dando-lhes carinho e comida enquanto eles estão fora.
Desta forma, consegues garantir viajar sem pagar pelo alojamento em vários lugares do mundo e ainda ter a companhia de animais contigo 😊
No site podes encontrar três planos diferentes que rondam entre os 100$ a 240$ por ano, e todos te oferecem ilimitadas estadias por ano, no entanto, os mais caros oferecem-te seguros e diferentes garantias.
NUNCA FOI TÃO FÁCIL
É lindo de ver como o mundo está cada vez mais conectado. Estas plataformas não só te permitem reduzir e muito o custo da tua viagem, como te vão permitir viver experiências que dinheiro nenhum seria capaz de pagar.
Ainda me lembro a sensação que tive quando cheguei no meu primeiro Couchsurfing no Uruguai e o dono da casa me deu umas cópias da chave no primeiro minuto que me conheceu! Ou como na Indonésia me encheram de presentes no dia que fui embora, como se não fosse suficiente o presente de me recebem, me acolherem nas suas vidas e me permitirem viver experiências únicas que nunca irei esquecer!
Para quem nunca viveu uma experiência assim, acredito que possa despertar alguns medos, mas é quando nos permitimos viver este tipo de aventuras que percebemos como o mundo é um lugar maravilhoso e como as pessoas são na sua essência genuinamente boas.
Portanto, de viajante para viajante, não deixes de experimentar, pelo menos uma vez, viajar desta forma.
E depois, vem aqui agradecer-me 😉