Meu Roteiro: Filipinas em 20 dias

E o prémio para o país que tem as praias mais incríveis vai para… “bater de tambores em modo crescendo”

FILIPINAS!!!

Tendo já viajado por todo o sudoeste asiático, as Filipinas foram o penúltimo país que explorei, e levanto as mãos para o céu porque assim foi!

Quando viajamos tanto, começa a ser cada vez mais difícil nos surpreendermos com uma paisagem e como podes calcular, depois de um ano a mergulhar este corpinho nas praias mais paradisíacas do mundo, já não era qualquer areal branco com palmeiras e água azul que me fazia parar o coração. Até que, saída da confusão de Manila, as semanas seguintes foram um crescendo de maravilhas naturais.

Foi a primeira vez que viajei com um roteiro estipulado, uma vez que recebi as visitas da minha mãe e da minha irmã e achei melhor deixar as aventuras do inesperado para quando voltasse a estar sozinha. No entanto, também queria lhes proporcionar um pouco da minha forma de viajar, nível mochilão, mais livre, fugindo aos tours e tendo uma experiência mais local. Sim, transformei a minha mãe numa backpacker de sucesso 😂

E é esse meu roteiro das Filipinas de sucesso que vou partilhar contigo neste artigo, usando Manila como destino de chegada e partida.

Vamos lá?

Roteiro Filipinas - El Nido

DIA 1 E 2 : MANILA

Vamos saltar já Manila? 😂

Tenho que confessar que Manila não me cativou minimamente. Diferentemente de outras grandes cidades da Ásia como Bangkok ou Kuala Lumpur que têm os seus encantos, Manila na minha opinião é só caótica. Ponto.

Ficámos dois dias, sendo o primeiro a chegada ao país e o segundo para dar um descanso de uma viagem tão longa. Se já estiveres na Ásia e não quiseres perder tempo, o meu conselho é mandares-te logo para as outras ilhas.

DIA 3, 4, 5 E 6 : EL NIDO

El Nido está localizado no norte da ilha de Palawan e é uma das atrações mais visitadas nas Filipinas. É composto por um povoado com pouca estrutura, do tipo estradas de terra batida mas com pouco charme e com as pequenas ruas lotadas de turistas. No entanto, El Nido precisa entrar no teu roteiro, por tudo o que está ao seu redor.

É daqui que partem os passeios de barco para visitar o arquipélago de Bacuit e isso sim, é um paraíso na terra. Imaginem uma paisagem de mar azul cristalino de onde brotam abruptamente gigantescas falésias rochosas e pelo meio vais descobrindo lagoas escondidas, praias paradisíacas de areia branca, corais coloridos e peixinhos de todas as cores.

É uma paisagem surreal e é esse o segredo de El Nido e o porquê de não o poderes deixar de fora do teu roteiro.

Passeio em El Nido

Roteiro Filipinas - Praia em El Nido

DIA 7, 8 E 9 : PORT BORTON

Ahhh Port Borton… Que lugar é esse?

Saídas da caótica cidadezinha de El nido acabámos no paraíso da vida. Port Borton tem outro tempo, faz lembrar aqueles lugares esquecidos no mundo, e que bem que isso sabe.

Conserva a sua essência local. É como uma pequena aldeia à beira mar de ruas de terra batida mas ao contrário de El Nido, aqui o ambiente é muito relaxado. Se um dia voltar a Palawan podem ter certeza que volto a Port Borton. É paragem obrigatória, principalmente se querem experienciar algo menos turístico e fora dos roteiros mais clássicos.

Port Borton é para simplesmente estar, tem uma atmosfera mágica que te cativa.

Port Borton

DIA 10 : VIAGEM

Deslocares-te nas Filipinas requer algum tempo. Principalmente quando mudas de ilhas. Entre vans e aviões lá se vai um dia. De Port Borton a Bohol, o dia mais cansativo de toda a viagem. Aqui o importante é conjugares todos os horários dos vários transportes para fazeres a viagem completa num só dia.

1. Van de Port Borton ao aeroporto de Puerto Princesa, eu fechei este trajeto com um local que nos deu boleia numa das nossas aventuras em Port Borton. Mas podes falar no teu alojamento e facilmente eles arranjam isso.
  2. Voo de Puerto Princesa a Cebu. As linhas aéreas que facilitam estes percursos são a Cebu Pacific Air, AirAsia e Philippine Airlines. O voo é pouco mais de uma hora e os preços se comprados com alguma antecedência são relativamente baratos, rondando os 20€.
  3. Apanhar o táxi do aeroporto de Cebu ao Pier 1 de Cebu para posteriormente apanhares o barco. O táxi que deves apanhar é o branco porque são os mais baratos. Provavelmente vais esperar numa fila, mas não te preocupes porque a fila anda rápido. O trajeto tem duração de 30 minutos a uma hora e o valor será cerca de 250 a 300 pesos.
  4. Barco de Cebu a Bohol: Apanhas o barco para Tagbilaran. As companhias que fazem este trajeto são as Oceanjet e a Supercat e operam das 5:00 às 18:40, sendo que existe uma outra que opera até as 22:00. Eu comprei os bilhetes na hora sem problemas e o valor varia de 500 a 600 pesos. A viagem dura duas horas.
  5. Chegando a Bohol negocias com um triciculo o percurso até ao teu hostel.

DIA 11, 12 E 13 : BOHOL E PANGLAO

Bohol é perfeita para te dar um descanso de praias, e por isso achei interessante colocar no roteiro para diversificar um pouco e substituir o relaxamento de apanhar sol na areia por explorar montanhas de chocolate, estradas asiáticas, passeios de rio e ver um dos animais mais fofos do planeta – o társio.

COMO SE DESLOCAR EM BOHOL

A melhor forma para te deslocares em Bohol é, sem dúvida, alugando uma moto (cerca de 400 pesos por dia e precisas apresentar a carta de condução). As estradas estão em ótimo estado e a natureza envolvente é apenas incrível!

No entanto, se não souberes andar de moto e precisares de uma alternativa aconselho-te a marcar um tour que abranja a zona central de Loboc e cubra os seus pontos principais.

PANGLAO

Panglao é uma pequena ilha que pertence a Bohol que pode ser acedida através de uma pequena ponte. Depois de explorarmos colinas e florestas voltamos ao modo praia e fomos para Panglao. De Bohol a Panglao podes ir de triciculo.

Bohol

DIA 14, 15 E 16 : MALAPASCUA

Port Borton e Malapascua empatam em termos dos meus lugares preferidos neste roteiro. Especialmente porque as duas têm a mesma atmosfera tranquila onde o tempo parece que parou, ambas são pouco turísticas e tens uma maior interação com os locais e ambas são um paraíso escondido.

Malapascua é uma ilha muito pequenina onde não existem carros, e caminhas por estradas de areia onde te vais cruzando com crianças e sorrisos e qualquer caminho acaba por te levar ao mar. Malapascua faz-nos sentir em casa.

Para além disso, é aqui que podes fazer o passeio de um dia a Kalanggaman, o “pedacinho” de areia mais lindo do universo.

Malapasqua

DIA 17 E 18 : MOALBOAL

Moalboal está neste roteiro porque queria muito que elas vissem uma das Top cascatas para conhecer nas Filipinas. Mesmo que isso significasse um dia de loucura em viagem quando poderíamos ter relaxado mais uns dias em Malapascua. E valeu cada minuto de uma viagem que parecia não terminar nunca. Se Kalanggaman foi a ilha mais bonita que pisei na vida, Kawasan falls são as cascatas mais incríveis!

COMO CHEGAR A MOALBOAL DE MALAPASCUA

Para irmos para Moalbal não tens outo remédio que não seja fazer o caminho de volta para Cebu.

1. Apanhar o barco de Malapascua a Maya. O primeiro barco saí as 7:00
  2. Apanhar a van ou o bus de Maya a Cebu o valor deverá rondar os 200 pesos por pessoa e demora 4 a 5 horas a chegar. Quando chegares ao porto vais encontrar várias vans a oferecerem este serviço, caso elas te estejam a pedir mais do que 200 pesos, continua a caminhar e encontras os autocarros. Eu não tive uma boa experiência com a van então aconselharia ires de autocarro.
  3. Vais parar em Cebu na North Bus Terminal e daí vais de triciculo até à South Bus Terminal (150 pesos e aproximadamente 30 minutos)
  4. Apanhar o autocarro para Moalboal.

Tem em consideração que esta é uma viagem que dura cerca de 7 horas, então organiza-te para sair cedo de Malapasqua. E podem acontecer imprevisto, como foi o nosso caso que o condutor da van a meio caminho não quis seguir viagem porque não tinha muita gente e tivemos que esperar um autocarro passar. Um filme. Chegamos a Maolboal na hora de ir para cama.

COMO CHEGAR A KAWASAN FALLS DE MOALBOAL

Kawasan Falls

As Kawasan falls ficam em Badian a 18km de Moalboal onde provavelmente será o teu alojamento. Podes ir de triciculo e fechar um valor ou de bus.

Para ir de bus é só pegar qualquer bus amarelo que encontrares na estrada na direção oposta a Cebu e pedir ao condutor para descer em kawasan ou na “waterfall”. A viagem dura cerca de 30 minutos e custa 30 pesos. O autocarro vai deixar-te na frente do acesso às cascatas, ou seja, não tem erro. Daí é começar o percurso pela floresta até à primeira queda de água e por aí adiante.

KAWASAN FALLS

Kawasan Falls são mais do que uma simples cascata. Primeiro porque tem mais que uma queda de água e é difícil decidir qual a mais bonita, segundo porque está integrada numa densa floresta de conter a respiração, então até a caminhada para a cascata é um sonho, a água é de um azul turquesa que até parece falso de tão impressionante.

Caso sejas mais aventureira ou aventureiro tens a opção de fazer canyoneering, onde fazes um tour pelas cascatas e saltas de várias alturas pelo caminho, sendo a mais alta de 12 metros. Pareceu-me super divertido mas optamos por passar o dia juntas, porque obviamente não iria pôr a minha mãe a saltar de cascatas né? 😅

Trilha Kawasan Falls

Kawasan Falls

ATENÇÃO: Na subida, alguém te pode dizer que para subires à segunda cascata precisas contratar um guia mas é mentira, podes ir por conta própria. Nunca te esqueças que nestas zonas turísticas na Ásia o pessoal tenta tirar vantagem.

DIA 19: MANILA

De volta a Manila a partir do aeroporto de Cebu. E assim se terminam 20 dias em que podes ter um cheirinho de tudo o que as Filipinas têm para te oferecer. Mas este país é formado por 7107 ilhas, portanto imagina a quantidade de roteiros que se pode criar.

Este foi o que decidi fazer com a minha família e ilhas maravilhosas ficaram de fora, mas quando não temos uma vida inteira para viajar temos que decidir. Com este roteiro das Filipinas consegui ter muita praia, um pouco da floresta e as cascatas. Espero que te seja útil e que tenha despertado o teu interesse em conhecer este país maravilhoso.

Se, por exemplo, tivesse apenas 15 dias disponíveis, eu retiraria Paglao e diminuiria os dias em El Nido fazendo apenas o tour A – fica a dica.

*Estes preços são baseados no ano em que fiz a minha viagem – finais de 2018. Podem estar mais altos quando fores, mas é bom que os tenhas em mente para perceberes se te estão a pedir muito mais ou não. Ter noção dos preços antecipadamente é fundamental enquanto viajas, é a tua base de negociação.