O Meu Caminho de Santiago | Roteiro de 8 dias

Não me consigo lembrar exatamente do dia em que decidi que queria fazer o Caminho de Santiago, lembro-me que essa ideia atingiu-me a primeira vez algures na Ásia, por nenhuma razão forte e nenhum objetivo específico, simplesmente senti que o queria fazer.

“Existem sonhos que nem sabemos que temos” – lembro-me de pensar, enquanto os meus pés percorriam um caminho percorrido por tantos antes de mim.

Tantas épocas diferentes. Gerações diferentes. Motivações diferentes. Tanta história que por ali já passou e agora passo eu, misturando a minha história na história do Caminho, que no final, é um Caminho sem tempo.

Neste artigo trago-te um pouco da minha experiência, assim como o meu roteiro de 8 dias pelo Caminho Português de Santiago e algumas dicas mais.

UM POUCO DE HISTÓRIA

AFINAL, QUEM É SANTIAGO?

Santiago ou São João Maior foi um pescador que, posteriormente, se tornou num dos doze apóstolos de Cristo. Regressou a Jerusalém após a morte de Jesus, tornando-se um grande pregador da Fé. No entanto, o seu entusiasmo não agradou a Herodes Agripa, que o condenou à morte no ano de 44 em Jerusalém.

COMPOSTELA OU O CAMPO DE ESTRELAS

Corria o ano de 813 quando certa noite, um monge eremita chamado Pelayo presenciou uma chuva de estrelas que incidia sobre um determinado ponto, e interpretando esta visão como um sinal divino decidiu investigar o local, encontrando um velho túmulo.

Pelayo dirigiu-se então ao bispo Teodomiro, contando-lhe o que tinha encontrado em um “campo de estrelas”, ou “campus stellae”, em latim, nascendo assim o nome Compostela.

O bispo, pelas inscrições no sepulcro, confirmou que se tratava do túmulo de Santiago, que sabia-se que havia sido sepultado algures naquela região. Posteriormente, decidiu comunicar o caso ao rei Alfonso II das Astúrias que, por sua vez, decidiu caminhar até ao local para confirmar os fatos.

Desta forma, o rei Alfonso II é, teoricamente, o primeiro peregrino de Oviedo a Santiago, caminhando o que é atualmente conhecido como o Caminho Primitivo. Chegado ao local, Alfonso II confirma oficialmente a veracidade da informação e ordena a construção de uma pequena igreja no lugar onde foi encontrado o sepulcro.

Começando assim, lentamente, a crescer o que conhecemos hoje como a cidade de Santiago de Compostela.

OS VÁRIOS CAMINHOS DO CAMINHO DE SANTIAGO

CAMINHO DE SANTIAGO

Não existe UM Caminho de Santiago, existem vários, tantos que arrisco dizer que deve existir para todos os gostos!

Isto porque, o Caminho de Santiago, inicia-se a partir da porta de casa 😅, ou seja, em tempos cada peregrino fez o seu próprio caminho. Neste sentido, algumas rotas tornaram-se mais populares que outras.

No entanto, a rota oficial é a conhecida como “Caminho Francês” com 775 km por percorrer (que já está na minha lista, obviamente), uma vez que é o mais transitado desde a antiguidade e o que foi considerado património mundial pela UNESCO em 1993.

Outra das rotas mais percorridas é o “Caminho Português de Santiago”, que se inicia em Lisboa, completando um total de 634 km. Porém, a maioria dos peregrinos opta por começar a jornada no Porto (240 km), em Valença do Minho (120 km) ou na cidade de Tui.

Tui, é uma cidade fronteiriça espanhola e o último ponto de partida possível para se adquirir a Compostela, uma vez que esta só é concedida se percorrermos no mínimo 100 km a pé. Para obtermos a Compostela é necessário carimbar a Credencial do Peregrino ( vai ter artigo sobre isto) no mínimo duas vezes por dia.

O MEU CAMINHO DE SANTIAGO

Devo confessar que quando comecei a minha pesquisa senti-me perdida com tantos caminhos, senti-me a própria barata tonta sem saber o que escolher, por onde começar, quantos dias caminhar e por aí vai!

Então, decidi que como seria a primeira vez, queria fazer o caminho mais tradicional e desta forma elegi o “Caminho Central Português”. Outro ponto que não abri mão foi começar em Portugal, mas não apenas começar, queria caminhar o meu país por alguns dias.

Como seria a minha primeira vez em peregrinação, e a minha mãe e a minha tia seriam as minhas companheiras, decidi acalmar os meus impulsos de comer o mundo e estipular uma quantidade de tempo que não fosse muito longa, nem muito cumprida. 10 dias pareceu-me razoável 😃.

Decidi começar em Ponte de Lima por dois fatores importantíssimos:

• Primeiro porque a etapa Ponte de Lima – Rubiães é das mais bonitas de todo o percurso (hoje posso confirmar-te isso) e eu sempre gosto de começar em grande!
  • Segundo, porque a etapa anterior seria Barcelos – Ponte de Lima, que é um trecho difícil, composto por mais de 35 km e vários desníveis (confirma-se, nenhum peregrino me falou contente dessa etapa) e não queria começar logo a matar.

E foi a melhor decisão que poderia ter tomado, porque o “Meu Caminho” ficou nota 10!!

Vamos lá?

PONTE DE LIMA

PONTE DE LIMA A SANTIAGO DE COMPOSTELA || 152 KM

DIA 1 || PONTE DE LIMA A RUBIÃES 18KM

Ponte de Lima é uma vila cheia de charme e, descobri que é a vila mais antiga do país! Não fiquei admirada, porque realmente respirasse história ali, por todos os cantos. Foi bom poder usufruir dela sem o cansaço de uma caminhada, embora eu não tivesse essa perceção na altura 😅.

O trajeto Ponte de Lima a Rubiães foi, sem dúvida, um dos meus preferidos. Primeiramente porque contamos com o entusiasmo do principiante, mas também, porque fomos acompanhadas pela natureza no seu estado mais puro a maior parte do percurso.

No entanto, este é o dia que vais ter que subir a mítica Serra da Labruja. Digo mítica, porque nos começaram a falar desta serra desde o pequeno almoço, e foi o assunto mais trocado entre os peregrinos que encontramos nesse dia.

Quando acharem que já subiram a serra. Lembrem-se, a pior parte ainda vai estar por vir.

Pessoalmente esperava uma coisa pior, contudo, quase vi a minha mãe a ter um treco no final da subida! Portanto, não a subestimes. Em pouco mais de 4km terás que superar um desnível de 300 metros através de pedregulhos.

DICA DA VIDANo final dessa subida, quando as árvores começarem a desaparecer do teu lado esquerdo, fica atento para uma seta meio escondida que te indica a direção da esquerda, geralmente os peregrinos seguem em frente nesta parte. No entanto, se seguires pela esquerda, vais encontrar um lugar incrível, com um tanque de água gelada, relvado, sombra e tudo o que poderias pedir a Deus depois daquela subida. Foi o meu paraíso.

Como é que eu descobri isso? Acho que ainda não te disse esta parte, mas aparecem-te vários anjos em forma de gente pelo Caminho, acredita.

O dia acaba na aldeia pequenina de Rubiães, onde fiquei na hospedagem mais acolhedora de todas, com um grupo de peregrinos de várias partes do mundo, todos unidos pela mesma experiência.

DIA 2 || RUBIÃES A TUI 20KM

VALENÇA DO MINHO

O dia em que te despedes do território português faz-se de forma tranquila e sem grandes desníveis, num percurso dividido entre natureza e pequenos vilarejos.

O meu plano inicial era terminar este dia em Valença do Minho e só passar a fronteira no dia seguinte, no entanto, não consegui arranjar alojamento compatível com o meu orçamento e decidi seguir em frente.

Quando cheguei a Valença do Minho fiquei um pouco triste porque me apeteceu ficar lá, a vibe dentro do castelo era muito boa e só me apetecia tirar a mochila e ficar a curtir a música ao vivo com uma cervejinha na mão.

Porém, seguimos para Tui e hoje não me arrependo em nada! Tui tem toda aquela vibração das praças espanholas cheias de gente e o seu centro é encantador. Para não falar que no dia seguinte sabe bem encontrar os peregrinos que acordaram uma hora mais cedo e que já levam 5km de caminho, enquanto que tu estás fresquinho a começar o dia!

DICA DA VIDAA meio do percurso vais encontrar um albergue chamado “Albergue Quinta Estrada Romana”, é perfeito para parar e beber um cafezinho com gelo para refrescar. O dono é muito simpático e vai dar-te boas dicas e para somar têm o melhor carimbo do Caminho de Santiago, pintado pela filha deles de 4 anos!!

DIA 3 || TUI A O PORRIÑO 16KM

Prepara-te para passar um dia incrível! Primeiramente, porque são apenas 16km e essa distância, como diz a minha tia, passa a ser “uma gota no teu oceano”, principalmente quando nem tens desníveis para vencer 😃.

O percurso vai conduzir-te através de áreas pedonais e bosques, onde provavelmente vais fazer mais paragens do que o normal, mais que não seja para refrescar os pés na água geladinha que vais encontrando pelo caminho.

DICA DA VIDAAntigamente era necessário atravessar a zona industrial de As Gándaras para entrar na cidade de Porriño, e dizem ser um troço bem chato em estrada de alcatrão. No entanto, foi criado um caminho alternativo cerca de 3km mais longo, mas que passa por fora da zona industrial, e leva-te através de um bosque, ladeado pelo rio Louro.

Sim ou sim, segue pelo alternativo! Foi a parte mais bonita do dia, onde parámos mais de uma hora num relvado junto ao riozinho a aproveitar o dia de sol. A aproveitar a beleza do Caminho de Santiago.

O Caminho Alternativo é facilmente encontrado, tu vais ver dois marcos iguais, um diz-te apenas os quilómetros e o outro tem escrito C.Complementario, e é este que tens que seguir. Te garanto que vale cada passo a mais.

CAMINHO ATERNATIVO

CAMINHO ALTERNATIVO

DIA 4 || O PORRIÑO A REDONDELA 16KM

Apesar de serem poucos quilómetros foi o dia que considerei menos especial. Acostumada a caminhar alegremente por bosques encantados, deparei-me com um dia maioritariamente feito em estrada de alcatrão.

Existem algumas subidas puxadas, no entanto, a maior delas que é entre o Albergue de Mos e a capela de Santiaguiño, nós não a fizemos. Tenho pena de não te poder escrever a dica da vida porque, ainda hoje, não sei que direção nós escolhemos diferente, ou em que ponto nos confundimos com as setas. Porém, quando percebemos, tínhamos ultrapassado o pessoal que vinha à nossa frente e saltado a parte da subida de Mos 😂 o que eu achei genial!

DIA 5 || REDONDELA A PONTEVEDRA 20KM

Para compensar todo o alcatrão percorrido no dia anterior, o dia de hoje será feito, maioritariamente, por meio de bosques e terra batida, não tem como não amar!

No entanto, prepara-te para umas subidas bem rasgadinhas que, com certeza te vão tirar o fôlego. A primeira é logo no início da etapa, a cerca de 3km de Redondela, para começares bem o dia 😅. E a segunda é a seguir à ponte Sampaio, bem no meio da natureza, feita a partir de um piso bastante irregular e com pedras soltas.

Este foi o dia mais quente de todos, e juro-te, nesse pedaço de caminho senti-me a escalar um deserto, de tão seco e quente que estava o ambiente (mas eu sou um pouco exagerada, então não leves à letra o que eu digo 😊).

DICA DA VIDA A cerca de 5km de Pontevedra vais encontrar outro caminho alternativo, muito bem sinalizado, como o que encontraste no dia 3. E qual é a dica? Mais uma vez, segue o caminho complemetário, porque vale cada passinho a mais!

Todo o percurso é ladeado por um rio de águas cristalinas e és levado a caminhar por um bosque que parece tirado de uma história da Disney. Acredita, eu estava com os tendões dos pés em pânico e mesmo assim foi impossível não me deixar impressionar por este caminho, até tive direito a abraçar uma árvore gigante!

PEREGRINAS

CAMINHO DE SANTIAGO

DIA 6 || PONTEVEDRA A CALDAS DE REIS 22KM

Começas o dia por atravessar todo o centro histórico de Pontevedra, que na minha opinião, é das cidades mais bonitas por onde passámos.

Deixando a cidade para trás, entramos numa paisagem mais rural da Galiza, onde atravessamos várias povoações, vários campos vinícolas e somos presenteados com frutas da estação por algumas árvores no caminho.

Contrariamente ao dia anterior, esta etapa não apresenta grandes desníveis e é bastante fácil de fazer. No entanto, terás que fazer vários quilómetros em alcatrão e uma parte final do trajeto partilhada com N-550, uma estrada bastante movimentada.

Não é um dia mau, mas também não te vai encher as medidas.

DIA 7 || CALDAS DE REIS A PADRÓN 19KM

Só de me lembrar deste dia, até respiro fundo 😅.

Foi um dia que choveu torrencialmente durante todo o percurso e foi muito duro para mim. Não é fácil caminhar em baixo de chuva, com o peso, o cansaço e as dores acumuladas. No entanto, alguém me falou que, o Caminho sem um dia de chuva não é o Caminho. Foi a minha prova de fogo.

Mas, experiências à parte, esta parte do trajeto é lindíssima! E se não fosse a chuva, tenho a certeza que seria um dos melhores dias. Uma vez que não existem grandes desníveis a serem vencidos e passamos por trechos de natureza abundante em que é difícil ficarmos indiferentes.

Padrón é uma cidade com muita história e igualmente importante para a história de Santiago. Foi por esta cidade, que segunda a lenda, os restos mortais de Santiago entraram na Península Ibérica e a pedra (ou padrão) a que foi presa a barca encontra-se, atualmente, por baixo do altar da Igreja de Santiago de Padrón.

DIA 8 || PADRÓN A SANTIAGO DE COMPOSTELA 25KM

O último dia!!!

Este é considerado um dos dias mais difíceis porque é a etapa onde temos que superar maiores desníveis desde que entramos em terras espanholas. No entanto, com o trauma que fiquei do dia anterior e como me tinha preparado psicologicamente para o fazer debaixo de chuva (coisa que não aconteceu), este dia foi extremamente fácil para mim. Quando estamos à espera do pior, qualquer raio de sol nos faz sentir gratos!

Mas sim, tem aqui e ali algumas subidas puxadas, no entanto, é o último dia e existe aquela energia estranha de que estás a chegar e queres chegar mas ao mesmo tempo queres que o Caminho continue.

Em certo momento vais ver as torres da Catedral bem de longe e é provável que o teu coração dê um pulo, afinal, é para chegar ali que estás há dias a caminhar sem parar. Contudo, ainda vais ter bastante para caminhar, também é provável que o teu passo acelere um pouco, é o entusiasmo!

E quando deres por ti, já estás a caminhar nas ruas de Santiago de Compostela, em direção à Catedral que ganha dimensão a cada passo.

E chegas. É um sentimento estranho, esse de chegar.

ALOJAMENTO

ONDE DORMIR NO CAMINHO

Por todo o Caminho de Santiago existem os chamados albergues públicos, que seria a opção mais barata, uma vez que os seus valores rondam os 5-8€. No entanto, devido à pandemia, estes albergues encontram-se maioritariamente fechados.

A segunda opção viável é ficar hospedado em pousadas ou hosteis, que estão igualmente distribuídos por todo o caminho. É um opção mais dispendiosa, mas com certeza vais ter melhores noites de sono, fundamentais para seguires o teu caminho.

Na minha pesquisa percebi que várias pessoas faziam uma mistura de ambos, algumas noites ficavam em albergues públicos e outras em pousadas. Quanto a mim, não tive a oportunidade de ter a experiência de um albergue público.

COMO PROCURAR O ALOJAMENTO

Recomendo-vos o site Gronze.com , possuí bastante informação sobre todas as etapas do Caminho de Santiago, inclusive uma lista dos albergues públicos e privados que podes encontrar em cada ponto de paragem.

Outra ferramenta que me foi MUITO útil em todo o caminho foi a aplicação Camino Ninja , criada por um peregrino. Utilizei-a para encontrar alojamento, para verificar os quilómetros de cada etapa e as suas elevações e como mapa. Sempre que ficava sem ver as setas amarelas por um tempo, abria a aplicação e facilmente via se me tinha desviado do percurso ou não. Portanto, recomendo-a a 100%!

AS MINHAS OPÇÕES DE ALOJAMENTO

PONTE DE LIMA

Pousada da Juventude de Ponte de Lima – 15€ / noite, com pequeno-almoço incluído. Nota 5/5.

Mais opções de alojamento: Ponte de Lima

RUBIÃES

Alojamento Ninho Rubiães – 15€ / noite, com pequeno-almoço incluído. Nota 5/5.

Email: ninho.albergue@gmail.com || Tel: +351916866372

Mais opções de alojamento: Rubiães

TUI

Jacob’s Hostel – 14€ / noite, com pequeno-almoço incluído. Nota 5/5.

Mais opções de alojamento: Tui

O PORRIÑO

Alojamiento Camino Portugues – 13€ / noite, sem pequeno-almoço. Nota 3/5.

Mais opções de alojamento: O Porriño

REDONDELA

Albergue de Santiago de Villavella – 15€ / noite, sem pequeno-almoço. Nota 4/5.

Mais opções de alojamento: Redondela

PONTEVEDRA

Albergue GBC Hostel – 16€ / noite, sem pequeno-almoço. Nota 5/5.

Mais opções de alojamento: Pontevedra

CALDAS DE REIS

Pensión Augas Quentes – 15€ / noite, sem pequeno-almoço. Nota 5/5.

Mais opções de alojamento: Caldas de Reis

PADRÓN

Cruces de Iria – 14€ / noite, sem pequeno-almoço. Nota 5/5.

Mais opções de alojamento: Padrón

SANTIAGO DE COMPOSTELA

Meiga Backpackers Hostel – 15€ / noite, sem pequeno-almoço. Nota 4/5.

Mais opções de alojamento: Santiago de Compostela

*Podes encontrar todos os alojamentos citados no site Booking.com, com exceção do Alojamento Ninho em Rubiães, que necessitas entrar em contacto direto.

O TEU CAMINHO

Cada um possuí a sua experiência, a sua maneira de viver as coisas, por isso não quis neste artigo me debruçar sobre o que eu senti, porque tu vais sentir o teu próprio Caminho de Santiago, vai ser a tua viagem. Um peregrino disse-me logo na primeira noite:

Ninguém sente o Caminho da mesma maneira. E de todas a vezes que o fizeres, mesmo que os teus pés percorram a mesma estrada, vai ser um Caminho diferente.

Então, de maneira alguma te quero influenciar no teu sentir. Quero sim, que agarres a tua mochila e ponhas o teu pé na estrada, porque esta é daquelas experiências que valem mesmo a pena fazer.

Vamos?

*Podes encontrar toda a aventura no meu Instagram , nos Highlights chamados Camino 😉