Guia de Meditação para Iniciantes 2: Meditar para quê?

Na segunda parte deste “Guia de Meditação para Iniciantes “ vamos explorar alguns dos benefícios que advém de uma prática de meditação contínua, e certamente, porque faz dela uma técnica com tantos apaixonados. Uma vez que dás inicio à sua prática e começas a ver as mudanças na tua forma de te relacionares com o mundo, dificilmente não a vais aconselhar a alguém.

Caso ainda não tenhas lido, convido-te a ler o “Guia de Meditação para Iniciantes: Afinal, o que é meditar?” e ficares com um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre as bases da meditação.

Certamente já te cruzaste com alguém que te disse que desde que começou a meditar que passou por várias transformações e que a sua vida mudou, porém, no final essa pessoa falou, falou e tu ficaste a saber o mesmo que sabias antes. Certo? Eu já estive nos dois lados dessa história 😂.

De facto é desafiador colocarmos em palavras todas as subtis mudanças que sentimos, porque é muito baseado numa transformação interna. No entanto, desafiei-me a organizar o meu lado mental para te conseguir explicar algumas mudanças que sentimos quando praticamos meditação continuamente e porquê que o deveríamos fazer.

O meu lado mental gosta de listas, portanto, com lista prosseguiremos!

7 MOTIVOS PARA COMEÇARES A MEDITAR HOJE

1 | A MEDITAÇÃO DIMINUI O NÍVEL DE STRESS

Começamos pelo básico 😁 É de conhecimento geral que o stress é a doença do século XXI. Vivemos em stress, porque sentimos a necessidade de sermos bons em tudo, nomeadamente no nosso trabalho, com a nossa família, com os nossos amigos e nas nossas relações. Estamos sempre a correr atrás de algo e esquecido, lá no início da corrida, estás tu.

Qual foi a última vez que esqueceste de tudo e todos à tua volta e te dedicaste a ti? Qual foi a ultima vez que passaste tempo contigo mesmo/a sem distrações? Que te perguntaste de forma sincera “o que é que EU quero”? Qual foi a última vez que puseste o mundo em Off?

Nesta correria de correspondermos a expectativas vindas de todos os lugares não admira que volta e meia beiremos a loucura.

Todos experienciamos momentos de stress, é inevitável. No entanto, uma vida repleta de stress não é saudável e é altamente prejudicial se não o conseguires combater.

Usando respirações profundas e trazendo todo o teu Ser para o momento presente, não vai fazer todo o teu stress desaparecer efetivamente, contudo, vais sentir uma diminuição significativa e uma paz interior muito grande. O simples facto de fechar os olhos e focares-te na respiração produz um efeito gigante no teu corpo e consegue levar-te a outro estado mental.

 

2 | TORNA-TE MAIS PRESENTE E CONSEQUENTEMENTE MAIS CONSCIENTE

Estima-se que temos cerca de 50.000 a 70.000 pensamentos por dia. Whaaaat??? Pois é. E que 70% a 80% dos nossos pensamentos são negativos. Whaaaat??? Pois é.

Estar presente significa que vais estar mais consciente dos teus pensamentos e das tuas ações no geral. E o que eu quero dizer com isto?

Nós não somos conscientes de todos os pensamentos que nos passam pela cabeça diariamente, muita vezes esta inconsciência faz com que sejamos arrastados por essa confusão mental, principalmente quando temos tendência por pensamentos negativos ou de critica. Facilmente a nossa mente sente-se identificada pelos pensamentos, que posteriormente irão gerar emoções e que gerarão ações.

A prática da meditação ensina-te a ter algum controle sobre isso e a perceber quais pensamentos são favoráveis para a tua vida ou quais pensamentos te estão a bloquear, uma vez que te dá o tempo para perceberes quais pensamentos e sentimentos tens dentro de ti, focando-te na respiração ou em outro aspeto do teu Ser e mantendo-te no momento presente.

Se te pudesse dar um conselho seria o de não caíres no erro de pensares que sabes tudo o que se passa dentro de ti. Porque isso é uma ilusão e por vezes pagamos caro por ela.

 

3 | VAIS TER MAIS PODER SOBRE AS TUAS EMOÇÕES

Uma prática contínua de meditação vai tornar-te mais consciente sobre ti, mesmo fora do tempo da meditação, uma vez que a tua Mente Observadora está mais ativa. Portanto, quanto mais meditas mais vais perceber quais são os pensamentos e acontecimentos que funcionam como um gatinho para determinadas emoções que não desejas.

Este entendimento permite-te reagir de forma inteligente perante as tuas emoções sem que elas te controlem, o que consequentemente ensina-te a reagir melhor em situações de stress. Uma vez que tiras o tempo necessário para observar como a tua mente está a reagir a determinada situação e assim aprendes a agir em vez de reagir.

Quanto mais meditas mais sustentado fica o entendimento sobre a distância que existe entre o Eu e os sentimentos e mais prática adquires em criar este espaço entre o pensamento e ação, uma vez que em meditação te habituas a observar sem reagir.

 

4 | VAIS TOMAR MELHORES DECISÕES

Se tem um momento que eu paro para meditar sim ou sim é quando tenho uma decisão importante para fazer!

Meditar traz-te tranquilidade, traz-te distanciamento do mundo externo, ajuda-te a distanciar das emoções e a encontrar o teu centro, onde todas as respostas se encontram. Porque quando tomas decisões a partir de um lugar de paz interior, normalmente consegues tomar decisões com maior clareza.

E como referido nos dois pontos anteriores, quando tens uma maior consciência dos teus pensamentos e um maior controle sobre as tuas emoções e ações, vais perceber que também tomas melhores decisões no teu dia a dia.

Neste sentido, em vez de reagires automaticamente a um acontecimento, vais ter um entendimento maior sobre o que se está a passar na tua mente e este entendimento vai ajudar-te a não reagir de forma cega ou inconsciente. Aprendes a agir e a tomar decisões num estado de presença.

 

5 | TENS UM ABRIGO PARA TODAS AS HORAS

A meditação ajuda-te a criar um lugar de profunda paz e tranquilidade a que podes ter acesso em qualquer momento da tua vida. Estejas onde estiveres no mundo, ou por mais desafiadora esteja a tua vida em determinado momento, tu sabes que se te sentares e focares na respiração, isso te vai levar a um lugar de paz e acalmar o teu espírito, consequentemente sais da meditação com outra leveza para encarar seja o que for.

A meditação cria uma conexão muito profunda contigo mesmo e com o mundo ao teu redor o que te leva a uma vida mais feliz no geral. Amor próprio é a chave. Meditação é amor próprio.

 

6 | A MEDITAÇÃO FUNCIONA

Acredita que eu não seria uma entusiasta tão grande sobre meditação se eu não tivesse experienciado tantas mudanças positivas na minha vida. É fato que não senti os seus benefícios da noite para o dia e tive e tenho que continuar a ser persistente na minha prática, no entanto, hoje não passo sem ela 😅

E deixa-me frisar a ideia de que eu comecei como tu, a achar que seria impossível meditar e a inventar mil desculpas para não o fazer e hoje estou a escrever um guia sobre o assunto. Ah, estas lindas voltas da vida!

Para os mais céticos, está comprovado cientificamente que quem pratica meditação de forma contínua está mais apto para lidar com os altos e baixos da vida. Assim como, também estão comprovados alguns benefícios físicos advindos desta prática, entre eles:

  • Diminuição da pressão sanguínea;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Aumenta o teu sistema imunitário;
  • Melhora a tua qualidade de sono;

A nível mental a meditação dá-te mais consciência o que, como já tratamos neste artigo, te dá uma maior habilidade para entenderes melhor os teus sentimentos e pensamentos.

 

7 | MEDITAR É GRÁTIS

Sabem a maluquinha backpacker que adora coisas grátis? Prazer, eu! Então não podia deixar de mencionar este ponto.

Meditar é grátis! Não precisas de nem um cêntimo e podes fazê-lo em qualquer lugar, a única coisa que precisas é de ti mesmo e de um pouquinho de paciência no início 😊. Tantas coisas que são vendidas a preços nem sempre baratos para encontrarmos paz e bem estar, quando a meditação existe há milénios, sem custos e acessível a qualquer pessoa!

 

CONCLUINDO

Com certeza, se pesquisares mais sobre meditação vais encontrar mais benefícios sobre essa prática. No entanto, aqui quis trazer-te o que, para mim, resultou como mais transformador, uma vez que toda a informação que partilho é sempre baseada na minha experiência sobre alguma coisa.

Existe um lado mais espiritual sobre a meditação que optei por não trazer para este guia, porque acredito que isso distancia algumas pessoas e a meditação existe e é uma ferramenta muito poderosa para todos nós, independentemente das nossas crenças ou religiões, portanto, decidi focar-me na sua parte mais “cientifica” ou no que é mais palpável e assim, abranger a todos, crentes ou descrentes 😃

Por esta altura, já terás entendido os inúmeros benefícios que provêm desta prática e como ela te pode ajudar a entender melhor a ti mesmo e como isso influencia diretamente na tua realidade.

Meditação é tornares-te um com o todo e talvez descobrires algo sobre ti que não sabias antes de começares a meditar, mas para isso necessitas tirar tempo para ti e teres a tua experiência. Nunca te esqueças que só podes ter verdadeiro entendimento sobre algo, quando o experiencias em ti.

No próximo artigo do “Guia de Meditação para Iniciantes 3” vou levar-te por algumas ideias que te podem ajudar a criar o mindset necessário para iniciares a meditação e te comprometeres com ela. Tudo começa na nossa mente então, por vezes, tudo o que precisamos fazer é alterar algumas crenças que nos bloqueiam por outras que nos favoreçam!

Até já!