Ensopado de batata doce e Tahini
Uma das heranças culinárias que adquiri na Ásia foi perceber como o sabor do amendoim com a comida fica, simplesmente, divinal.
Para quem nunca ouviu falar o Tahini é uma espécie de pasta com sabor de amendoim. É facilmente encontrada em grades supermercados, normalmente na secção sabores do mundo ou nas especiarias. Caso não encontrem o Tahini, podem sempre substituir por manteiga de amendoim.
Se estás à procura de uma receita simples e que impressiona qualquer pessoa, sugiro que experimentes fazer este ensopado de batata doce e Tahini. São cerca de 30 minutos desde a seleção dos ingredientes ao prato e não tem onde errar!
INGREDIENTES
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- gengibre picado (a gosto)
- 4 a 5 batatas doces pequenas cortadas em cubos
- 1 colher de sopa de Tahini
- 1 caneca de água
- 1 lata de grão de bico
- 2 punhos de espinafre baby
- 1/2 pacote pequeno de polpa de tomate
- sal + pimenta (a gosto)
MODO DE PREPARAÇÃO
- Cortar a cebola e o alho em pedaços. Refogar a cebola e quando esta começar a ficar mais transparente, adicionar o alho e refogar por alguns minutos. Adicionar o gengibre a gosto (atenção que o gengibre tem um sabor forte, eu gosto de cortar 4 rodelas fininhas e depois picá-las bem).
- Quando a cebola, o alho e o gengibre estiverem cozinhados adicionar a batata doce cortada aos cubos (eu cozinho a batata com casca e tudo – mais nutrientes :)), uma caneca cheia de água e uma colher de sopa bem cheia de Tahini e a polpa de tomate. Se quiserem uma consistência mais liquida talvez precisem acrescentar um pouco mais de água.
- Adicionar o sal e a pimenta a gosto.
- Tapar a panela e deixar cozinhar em lume brando por cerca de 10 a 15 minutos ou até a batata doce estar cozinhada.
- Acrescentar o grão de bico (escorrido, caso usem de lata) e o espinafre baby e deixar cozinhar até o espinafre murchar.
E temos um ensopado de batata doce prontíssimo a ir para a mesa!
Pessoalmente eu não faço esta receita com nenhum acompanhamento, mas podem acompanhar com arroz branco. E preparem o pãozinho porque vos garanto que vão querer varrer o prato até à ultima partícula de molho.
Bom apetite 🙂
*Receita inspirada em @arlaeats