Work and Holiday Canadá –  Passo a passo

Já imaginaste como seria viver no Canadá por uma temporada?

Ter a oportunidade de explorar todas as suas maravilhas naturais, perderes-te entre montanhas, incontáveis lagos e com alguma sorte ainda te cruzares com um urso! Usufruir de um dos países com melhor qualidade de vida do mundo e sua hospitalidade (todos concordamos que os canadianos são uns amores de pessoa) e de bónus, levas o coração cheio de novas aventuras que vão ficar contigo para sempre.

No que depender de mim, pretendo facilitar-te a vida e explicar-te tudo o que precisas saber sobre o Work and Holiday Canadá. Vamos a isso?

O QUE É O WORK AND HOLIDAY CANADÁ?

É um visto que o governo do Canadá oferece a jovens de vários países, que lhes permite viver no país por um período de 12 meses (para Portugal até 24 meses). Sendo que, umas das suas principais vantagens é o facto de que é permitido estudar e trabalhar legalmente durante esse período.

VANTAGENS
  • Permite-te permanecer no país por um período de 24 meses (para Portugal);
  • Permite-te entrar e sair do país livremente durante esse período;
  • Permite-te trabalhar por tempo completo;
  • Permite-te estudar por um período máximo de 6 meses;
  • O custo é de 153 CAD mais o custo da biometria que ronda os 70/80 CAD;
  • A partir do momento que te concedem o visto tens 12 meses para entrar no país e o tempo de visto começa a contar a partir da tua data de entrada;
DESVANTAGENS

Contrariamente a outros Work and Holiday, este visto funciona por sorteio e não por ordem de candidatura. Portanto, primeiramente vais concorrer a uma pool com vários candidatos e tens que ter sorte para que o teu nome seja sorteado, visto que geralmente a quantidade de candidatos é muito superior à quantidade de vagas.

Contudo, como este ainda é um visto recente para Portugal, o número de candidatos é muito inferior ao número de vagas. YEYYY!!! Mas acredito que não se vai manter assim por muito tempo.

Podes ver o número disponível de vagas e o número de candidatos para Portugal aqui, se quiseres ver os mesmos dados mas para outro país basta mudar o país em “change selection”.

REQUISITOS |
1. IDADE

Na altura da aplicação tens que ter entre 18 a 35 anos, inclusive. É preciso ter em conta que, mesmo tendo um ano para entrar no país necessitas fazê-lo antes de completares 36 anos.

2. NACIONALIDADE

Nem todos os países têm o acordo bilateral para obter o Work and Holiday Canadá. Necessitas ser cidadão ou ter um passaporte de um dos seguintes países:

Austrália, Áustria, Alemanha, Bélgica, Croácia, Republica Checa, Dinamarca, Estónia, França, Grécia, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, Coreia, Lituânia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, San Marino, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Suiça, Taiwan, Reino Unido e Ucrânia.

3. FAMÍLIA

Este visto não te permite ter nenhum dependente no tempo de estadia no Canadá, ou seja, não permite estender o teu visto para um filho/a ou namorado/a.

4. DEMONSTRAÇÃO DE FUNDOS

Necessitas provar que possuís dinheiro suficiente para te manteres no país (2500 CAD) assim como, dinheiro para comprar um voo de saída.

Consegues este documento com o teu banco, basta pedir por um certificado do extrato bancário. Ainda que, durante o meu processo não me foi pedido este documento, informaram-me que poderá ser pedido na entrada do país.

5. SEGURO DE SAÚDE

O governo do Canadá exige um seguro de saúde que abranja todo o período do teu visto. Portanto, mesmo que o teu visto seja de 2 anos se chegares com um seguro para um ano, o teu visto será reduzido para um ano. Não necessitas ter o seguro de saúde na altura da aplicação só quando fores entrar no país.

6. ANTECEDENTES PENAIS

Ou seja, cadastro limpo. Necessitas apresentar um certificado do registo criminal de todos os países em que viveste por mais de 6 meses desde que completaste 18 anos. Pode ser que não te peçam todos, mas é aconselhável que os tenhas preparados.

7. RECEBER O CONVITE E PAGAR AS TAXAS

Como falei anteriormente, tudo só começa se fores sorteado para concorrer ao Work and Holiday Canadá. Se tens sorte, receberás um convite e terás que pagar a taxa (153 CAD).

work and holiday canadá

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS |
  • Passaporte com validade de um ano ( eu aconselho-te a usar um passaporte com uma validade mais longa, uma vez que estás a concorrer a um visto de 2 anos e muito provavelmente será uma burocracia enorme se o teu visto caducar no meio do teu tempo por lá);
  • Foto digitalizada tipo passe com tamanho de 45mm x 35mm;
  • Currículum Vitae em Inglês ou Francês;
  • Exames médicos, feitos por um especialista designado pelo governo do Canadá. Nem sempre te vão pedir estes exames, portanto, espera que te seja pedido para só depois marcares a consulta, dado que é uma consulta cara (195€) e feita unicamente em Lisboa;
  • Certificado do registo criminal em inglês ou francês;
  • Dados Biométricos. Com uma carta fornecida por eles, terás que te deslocar a um dos centros de aplicação de visto (VAC) para fazer o levantamento dos teus dados, porém não existem centros em Portugal sendo a localização mais próxima em Madrid. Não necessitas fazer marcação e o procedimento demora cerca de 10 minutos.

Estes são os documentos que terás de arranjar por ti, contudo, durante o processo terás acesso a alguns formulários que terás de preencher, digitalizar e enviar. No site do governo, encontras a lista de todos os documentos em inglês, com informação mais detalhada e links para obter informação de como ter acesso a determinados documentos.

COMO COMEÇAR?
  1. Começas por responder a estas perguntas e saber se és elegível ou não. Na primeira pergunta seleciona a opção IEC- Travel and Work. No final do questionário, se tudo estiver certo, serás elegível e ser-te-á fornecido um código (personal reference code);
  2. Posteriormente, crias a tua conta a partir do step 3 onde escolhes a opção Register to get a Key e depois selecionas a opção International Experience Canada (IEC – que é o visto a que estás a concorrer);
  3. Criada a tua conta, serás automaticamente levado aos passos seguintes, onde terás que criar um perfil e preencher alguns formulários;
  4. Quando tiveres tudo preenchido corretamente e salvo é só carregares em Submit e boa sorte!
  5. Depois da tua aplicação vais receber uma mensagem com uma carta de boas vindas à pool de candidatos;
  6. A parir desse momento fica atento ao teu email porque, a qualquer momento, podes receber uma notificação a convidar-te a aplicar o visto e tens 10 dias para aceitar ou rejeitar o convite;

Durante todo o processo serás informado das atualizações via email, então, a partir do momento em que concorreres nunca deixes de verificar a tua caixa de correio, uma vez que todo o processo é realizado com datas limite de entrega de documentos que precisam ser cumpridas.

No meu caso, assim que recebi o convite, comecei a organizar a documentação necessária e só aceitei ao oitavo dia para ganhar mais tempo, já que a partir do momento que aceitas tens um prazo de 20 dias para enviar a primeira ronda de documentos solicitados.

Existem partes do processo onde será requerido a tua assinatura digital, por vezes esta parte pode passar-te ao lado (aconteceu comigo) e os documentos não são enviados. Portanto, fica a dica, se tiveres algum problema neste sentido, verifica se não tens que assinar e concordar com a assinatura.

Para concluir, gostaria de reforçar a ideia de que todo o processo é muito simples e intuitivo. Algumas pessoas desistem de se candidatar a este tipo de oportunidade porque acreditam que é muito complicado e trabalhoso, e acabam por abrir mão do que poderá ser uma experiência incrível de vida. Assim que, se sentes que está na hora de começar uma nova aventura, porque não Canadá?

Põe mãos à obra e… BOA SORTE!!

HELLO COVID – O QUE MUDOU |

Primeiro que tudo vamos ter em conta que as medidas tomadas pelo Canadá em relação ao Covid estão constantemente a mudar, então considero fundamental que verifiques a informação na data que queiras tomar alguma decisão.

Hoje, 30 de Outubro de 2021 existem duas situações para poderes aplicar ao visto Work and Holiday Canadá:

  • SERES TOTALMENTE VACINADO

Deves possuir as duas doses da vacina, sendo que a última dose deverá ser administrada pelo menos 14 dias antes da tua entrada no Canadá. As vacinas aprovadas pelo governo são as seguintes: Pfizer | Moderna | AstraZeneca | Janssen / Johnson & Johnson.

Realizar um teste PCR 72 horas antes da tua entrada no Canadá (se o teu voo faz escalas longas, tem em atenção que as 72 horas contam a partir da hora do último voo).

Baixar a aplicação ArriveCan onde terás que fazer o upload da prova de vacinação. Nesta aplicação também te vão pedir um plano de quarentena embora não a tenhas que fazer, mas aparece como preenchimento obrigatório.

Muito provavelmente terás que fazer um teste rápido, na chegada do aeroporto, fornecido por eles.

  • SE NÃO FORES VACINADO

Precisas de uma oferta de trabalho antes de entrares no país ou aplicares ao visto.

Necessitas fazer quarentena por 14 dias, seguindo todas as regras impostas por eles e além disso fazer o teste PCR 72 horas antes da entrada no país, assim como todo o procedimento com a aplicação ArriveCan.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na minha opinião, e vendo como as coisas estão a funcionar aqui, não te aconselharia a tentar vir se não fores vacinado. A realidade é que até para o meu trabalho me pediram o certificado de vacinação, e são poucos os lugares que te permitem a entrada caso não tenhas a vacina.

Também li que, a partir do final de Novembro de 2021 o governo não vai permitir movimentares-te de avião (voos internos e externos) caso não tenhas a vacina. Portanto, tudo indica que em breve o certificado de vacinação será mandatório para a entrada no país, sem exceções.

Regras do novo mundo, mas não te deixes desanimar por isso 😉 BOA SORTE!