Ser Veggie –  Um estilo de vida

Ser vegetariano não é apenas uma dieta que se segue. É um estilo de vida. São inúmeros os benefícios para ti e para o mundo quando te tornas vegetariano.

ENCONTRA O TEU PROPÓSITO

Quando começas é fundamental saberes a verdadeira razão de te quereres tornar vegetariano\a, afinal, é uma mudança de hábitos gigante. Seja qual for a resposta que encontras a essa pergunta, lembra-te, o que te motiva tem de vir de dentro para fora e não ao contrário.

Encontra a tua verdade. Essa é a única maneira de te conseguires comprometer realmente com seja o que for na tua vida, tens que encontrar o teu propósito na tua decisão e não a visão que os outros têm sobre o assunto.

Este verão, num festival, encontrei uma miúda na zona das casas de banho a comer nuggets de frango, escondida, porque não queria que as amigas soubessem que ela não era vegana. Tudo nessa história me pareceu errado. Tu não tens que te tornar seja o que for por pressão externa. Se achas que não te sentes capaz de tirar a carne e o peixe da tua vida, apenas reduz o consumo para metade. Depois, no teu tempo e se sentires vontade, começa a cortar as carnes vermelhas e os embutidos, depois o frango e finalmente o peixe.

Acredito que se tens essa vontade dentro de ti, vai chegar um dia em que simplesmente não vais ter mais vontade de comer animais e vais sentir uma paz enorme com essa decisão e não uma obrigação.

Existem pessoas que acordam um dia, tomam essa decisão e nunca mais olham para trás. Outras vão descobrindo um novo estilo de vida aos poucos.

ACELERAR O PROCESSO

Comigo resultou ver o sofrimento dos animais na Ásia, mas nem todas as pessoas podem ir para a Ásia porque querem tornar-se vegetarianas, não é verdade?

Portanto, aqui fica uma sugestão que sempre reforça a minha decisão: Assiste a documentários.

Estuda os inúmeros benefícios do vegetarianismo, desde questões éticas ao controle de doenças. Entende que o meio ambiente está saturado pelos impactos da industria pecuária, para não falar da crueldade industrial que estes sistemas envolvem. E por fim, percebe o impacto que essa decisão vai ter na tua saúde e consequentemente na tua auto estima.

ESTILO DE VIDA

Deixo aqui uma lista de documentários que assisti sobre o assunto e que são nota 10:

  1. Cowspiracy
  2. Food Matters
  3. Earthlings
  4. The Game Changers
  5. What the Health

Depois de os veres, assimila o significado de tudo o que viste. Torna-te consciente e questiona-te.

Não é só o planeta. És tu também.

A MINHA PARTILHA

Como experiência pessoal, posso partilhar com vocês que, depois de um ano com uma alimentação vegetariana:

  • Os meus níveis de energia nunca estiveram tão altos;
  • Perdi peso e mantive sem dificuldades o que, para mim, é o meu peso ideal;
  • Reduzi de forma exponencial o meu apetite por alimentos processados e saturados de açucares;
  • Foi uma alavanca para começar um estilo de vida mais saudável;
  • Consciência tranquila de que estou a fazer o que é melhor para o meu corpo, para o planeta e para todos os seres vivos que me rodeiam;
  • Descobri um mundo de novas receitas e sabores o que me trouxe uma nova paixão: cozinhar;

De facto, para mim, esta foi uma decisão que influenciou de forma muito positiva outros aspetos da minha vida. Uma vez que o meu corpo se começou a sentir mais saudável, começou a pedir-me hábitos mais saudáveis. Neste sentido, facilmente consigo encontrar uma relação entre a minha dieta, a meditação e o exercício diário, que culminam no fato de nunca me ter sentido tão bem na vida, entre otras cositas más.

Para uma maior informação, convido-vos a ler este artigo , é muito interessante e na minha opinião bastante imparcial, onde aborda a temática se deveríamos ou não comer carne.

FACILITANDO-TE A VIDA

Decidi integrar no blog receitas vegetarianas para não teres a desculpa de não saberes o que comer. E acredita, esta é a parte mais divertida, vais descobrir todo um mundo de novas receitas. Ser vegetariano não tem nada de aborrecido!

É importante frisar que procurar um nutricionista na fase inicial é importante, principalmente se não sabes bem como fazer a substituição dos alimentos. Contudo, também existe imensa informação na internet sobre o assunto, por onde podes aprender. Acredita, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Lembra-te sempre, o teu corpo é um templo, não um cemitério.

Eai? Começamos a aventura?